Graduação EAD
Engenharia de Produção
Por que estudar Engenharia de Produção?
Estudar engenharia de produção pode oferecer uma ampla gama de oportunidades de carreira em diversos setores, como a indústria, serviços, saúde, tecnologia, logística, entre outros. A engenharia de produção se concentra em melhorar a eficiência e a produtividade, além de otimizar processos e sistemas para garantir a qualidade e a segurança dos produtos e serviços. Além disso, os engenheiros de produção podem trabalhar em diferentes etapas do processo produtivo, desde a concepção até a entrega do produto ou serviço ao cliente, o que torna essa área muito abrangente e diversa. A engenharia de produção também pode ser gratificante por permitir que você veja seus projetos se tornarem realidade, melhorar a qualidade de vida das pessoas e ter um impacto positivo no mundo.
Quais são as áreas de atuação do curso?
As áreas de atuação do curso de engenharia de produção são diversas e incluem, entre outras:
- Gestão da produção, que envolve a gestão de processos produtivos, planejamento e controle de produção, gestão de qualidade, gestão de estoques e logística.
- Gestão de operações de serviços, que inclui gestão de processos de serviços, planejamento e controle de serviços, gestão de qualidade e gestão de recursos humanos em organizações de serviços.
- Engenharia do trabalho, que se concentra na análise, projeto e melhoria de sistemas de trabalho para aumentar a eficiência e a produtividade.
- Engenharia de produto, que envolve o desenvolvimento e a melhoria de produtos, desde o seu projeto até a produção.
- Gestão da inovação, que aborda a criação e a gestão de processos de inovação em empresas e organizações.
- Engenharia econômica, que se concentra na análise e avaliação de projetos e investimentos em termos financeiros.
- Logística, que envolve a gestão de transportes, armazenagem e distribuição de produtos.
Essas são apenas algumas das áreas de atuação do curso de engenharia de produção, e muitas outras oportunidades podem estar disponíveis, dependendo da região e do mercado de trabalho.
O que faz um graduado do curso?
Um graduado em engenharia de produção pode trabalhar em diversas áreas, como indústria, serviços, saúde, tecnologia, entre outras. O objetivo principal do graduado em engenharia de produção é encontrar soluções para melhorar a eficiência, qualidade e segurança dos processos produtivos.
As atividades que um graduado em engenharia de produção pode desempenhar incluem:
- Planejamento e controle de produção: elaboração de planos de produção, programação da produção, gestão de estoques e controle de qualidade.
- Análise de processos produtivos: identificação de gargalos, análise de fluxo de processos, identificação e avaliação de riscos.
- Desenvolvimento de produtos: projeto e desenvolvimento de novos produtos, melhoria de produtos existentes, análise de viabilidade econômica.
- Gestão de projetos: planejamento, execução e controle de projetos, gestão de equipes e recursos.
- Gestão de qualidade: implementação e gestão de sistemas de gestão da qualidade, controle estatístico de processos.
- Logística: gestão de transporte, armazenagem e distribuição de produtos, gestão de estoques.
- Engenharia econômica: análise e avaliação de projetos e investimentos em termos financeiros.
Essas são apenas algumas das atividades que um graduado em engenharia de produção pode desempenhar. O campo de atuação é amplo e diversificado, e as oportunidades podem variar de acordo com a região e o mercado de trabalho.
Coordenador(a)
Gustavo Henrique Luz de Abreu
Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2019). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Atualmente é professor universitário na FacUnicamps. Com atuação ainda como docente no Centro Universitário de Goiás (2015 – 2022), e na Universidade Paulista – UNIP (2017 – 2018), e Professor convidado da Pós Graduação em Design Estratégico, da Faculdade de Artes Visuais – UFG (2019). Atua como arquiteto e urbanista – administrativo da Universidade Federal de Goiás desde 2015.